“Jovens Velhos da Nova Mpb”

Nesse dia chuvoso a fim de aliviar a mente escrevo esse texto, falarei sobre os artistas que vêm surgindo na mpb(música popular brasileira), pelo conceito qualquer brasileiro que componha música popular, pode estar nesse meio. Trago uma turma nova, alguns talvez busquem ser inovadores e outros apenas dar continuidade aos artistas que tanto fizeram nossa cabeça ao longo dos anos, irei listar alguns artistas dos quais eu tirei um tempo para ouvir e analisar.

Marcelo Jeneci

Criado em na Zona Leste de São Paulo, aprendeu música com seu pai, que trabalhava consertando equipamentos eletrônicos e instrumentos musicais. Marcelo é multi-instrumentista toca violão, teclado, sanfona, seu primeiro álbum, “Feito para Acabar”, que recebeu boa acolhida da crítica, suas letras são muito inteligentes em sua maioria com visões positivas e questionadoras sobre vida, Marcelo mescla não só instrumentos diferentes, mas ritmos e referências, usando desde rock ao forró, seria complicado apenas definir ele em um só nicho.

Felipe Catto Cantorinstrumentistacompositor, ilustrador e designer brasileiro. Ganhou fama ainda muito jovem, voltado para a MPB, o samba e o tango moderno, mas com o tempo, avançou para outros gêneros, como o jazz, o rock e o bolero, entre outros. Já dividiu o palco com outros grandes artistas nacionais, como Maria BethâniaNey MatogrossoChico BuarqueGilberto GilBeth Carvalho, entre outros.

Compõe na maioria das vezes de forma solitária, mas já escreveu canções com artistas como Zélia DuncanPaulinho Moska e Pedro Luís, nota-se um quê timbral de Matagrosso, feliz me sinto já que é uma ótima referência, ainda usa sonoridades vintages buscando alcançar uma certa obscuridade em suas músicas.

Cícero

Antes de graduar-se em Direito, o músico integrou em 2003, a banda de Indie Rock “Alice”, com a qual que gravou dois discos. Cícero lançou em 2011 seu primeiro CD, “Canções de Apartamento”, produzindo, gravando e tocando todos os instrumentos em casa e disponibilizando para download gratuito. Fortemente inspirado pela MPB e bossa nova, chega a fazer referências explícitas em algumas canções, como a lembrança de “Dindi” de Tom Jobim na faixa “Pelo Interfone” ou de Braguinha na marchinha arrastada “Laiá Laiá”. O música é um exímio violinista, não poupa acordes complexos em seus arranjos, suas letras são metafóricas em sua maioria.

5 à Seco

É uma banda formada em 2009 na cidade de São Paulo. Desde 2010, compreende os músicos Leo Bianchini, Pedro Altério, Pedro Viáfora, Tó Brandileone e Vinicius Calderoni.

O nome do grupo vem da ideia de que são cinco músicos compositores de igual importância, que se revezam nas funções, sem protagonismo, por isso o numeral “5” no nome. Já o “a seco”, vem do grupo se apresentar sem músicos acompanhantes, com a intenção de que haja uma autossuficiência e uma economia de recursos. A inspiração para o nome veio da conhecida rede de lavanderias 5 à Sec.

Dani Black

Filho de Têtê Spindola, músico autodidata, é guitarrista/violinista e compositor que nada entre mundos, jazz e soul, são algumas de suas referências, Dani normalmente se apresenta em trio com guitarra/voz, bateria e teclado, suas letras em sua maioria falam sobre relacionamentos. Seu estilo é peculiar com requinte sonoro em algumas canções ele usa temas repetitivos e outras arranjos mais ousados, é guitarrista e tanto, uma particularidade é que ele toca com os dedos.

Léo Fressato

Nascido em Brasília, em 14 de outubro de 1986, provinha de uma família de descendentes de italianos. Além de cantor e compositor, trabalha como diretor, ator, e humorista. Compõe desde os 14 anos. Começou a escrever sobre amor ainda mais cedo, aos 10 anos de idade, quando, pela primeira vez, se apaixonou. É preciso que o inverno passe (e que passe depressa). E, para que isso aconteça, ele brinca. Oras de ser veludo, para tecer delicadeza; oras de ser espinho e sangrar a canção com os gritos de dor dos amores mal fadados.

Seu nome ganhou projeção nacional em 2011, como o compositor do hit “Oração“, na interpretação conjunta com “A Banda Mais Bonita da Cidade“. O videoclipe de “Oração” foi gravado em plano-sequência e foi lançado no YouTube em 13 de maio de 2011 e hoje possui mais de 30 milhões de exibições.

Mallu Magalhães

Surpreso onde essa garota chegou com sua vontade, hoje uma excelente compositora nada no rio do samba, sua principal vertente, boas letras em volta de possíveis relacionamentos, além de compor músicas para artistas renomados.

Vanessa da Mata

Nasceu no dia 10 de fevereiro de 1976, em Alto GarçasMato Grosso, uma cidade pequena a 378 quilômetros de Cuiabá, cercada por rios. Possui ascendência, através da avó materna, de índios Xavantes. Ouviu de tudo na infância. De Luiz Gonzaga a Tom Jobim, de Milton Nascimento a Orlando Silva. Ouviu também ritmos regionais, como o carimbó, dos discos trazidos das viagens de um tio à Amazônia. Ouviu sambamúsica caipira e até música brega italiana, sons que chegavam pelas ondas da rádio AM.

Silva

Lançou em 2012 o primeiro EP, 2012 com seis canções. Ainda no mesmo ano, lança seu primeiro álbum, Claridão, pela gravadora SLAP, selo da Som Livre. Em 2014, lançou seu segundo álbum de estúdio, intitulado Vista pro Mar, que teve como convidada a cantora Fernanda Takai na faixa “Okinawa”. Vista pro Mar foi eleito o oitavo melhor disco nacional daquele ano pela Rolling Stone Brasil. Inquestionável a sua influência da música baiana, uma voz calma que acalenta.

Publicado por SantoCaffè Ltda.

Músico/ compositor, nascido em 1987 no litoral de SP. Apesar de trabalhar no ramo de Logística e comex sempre mantive um romance secreto com a música. Contato: 13 988844880 Carlosoliveira7467@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: